história

Foto: Yara Ribeiro
Na verdade, o projeto foi idealizado em 2011, ano em que a peça "Gatilho Verbal" foi escrita. Porém,
a tentativa de formar um grupo, que chegou a ensaiar em escolas públicas e parques da Zona Norte de São Paulo (SP), não durou muito e a ideia de construir um espetáculo a partir desse texto parecia ter se dissolvido.
Em 2012, porém, dois membros da primeira formação decidiram conhecer pessoas novas no curso Vocacional Encenação, no CEU Jaçanã. Ministradas por Alexandre Dal Farra, dramaturgo e membro-fundador do grupo cênico Tablado de Arruar, as atividades envolviam todas as vertentes do teatro: sonoplastia, jogo de cena, atuação, noções de direção, etc. Durante o curso, o texto da peça foi brevemente modificado e apresentado para os outros alunos, que chegaram ao consenso de montar o espetáculo. Os vocacionados receberam também a ajuda de Morgana Sousa, artista orientadora do Vocacional Dança.
A ideia, porém, acabou se tornando uma mostra, que apresentou um pequeno trecho da peça na festa de conclusão do Projeto Vocacional 2012, que ocorreu na Biblioteca Monteiro Lobato, na Vila Buarque. Com o fim do curso, alguns vocacionados decidiram, então, seguir com o projeto, desta vez sem um artista orientador. 
Nasceu assim a Trupe Gatilho Verbal, que percebeu que o nome da peça também deveria ser o nome do projeto em geral. Ensaiando desde o começo de 2013 como uma trupe teatrale não mais como uma turma de alunos, o grupo estuda o universo da psicanálise, do behaviorismo e do louco para abordar esses e outros temas humanos, sociais e comportamentais em suas apresentações.
Em setembro de 2014, a trupe entrou em cartaz no Ateliê Compartilhado Casa Amarela com seu primeiro espetáculo, "Gatilho Verbal".